Fenacon, Ifen, Sebrae e DREI estudam convênio para capacitação de profissionais de contabilidade

21/08/2015 07:58

A Fenacon, o Instituto Fenacon (IFen), o Sebrae e o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa,  se reuniram na última quarta-feira, 19, para estudar a possibilidade de convênio entre as entidades com o objetivo de possibilitar a capacitação de profissionais contábeis, por meio do sistema de educação à distância. Participaram da reunião o Presidente do IFen e Diretor Político-Parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, o Assistente de Projetos da Fenacon, José Luiz, o Diretor-Adjunto de Negócios do IFen, João Alves Junior, a Gerente da Universidade Corporativa da Fenacon (UniFenacon), Helen Gama e o Gerente Financeiro e Administrativo do IFen, Jeferson Fernandes. O DREI foi representado por Estéfano Nonato, Marcelo Saraiva e Marli Leite, enquanto as representantes do Sebrae foram Maura Miraglia e Helena Rego.

O convênio objetiva dar agilidade aos trâmites dos processos e minimizar os erros e entraves burocráticos mais comuns no registro, legalização e baixa das empresas nas juntas comerciais. O projeto também viabilizará a entrega de informação atualizada em todo o país, em especial nas zonas rurais ou de difícil acesso, contribuindo assim com a formalização das empresas brasileiras. A Gerente da UniFenacon, Helen Gama, explica que essa é uma demanda antiga da categoria. “Pensando na necessidade e grande procura dos empresários e da classe contábil por um curso que os capacitassem quanto às normas e exigências das juntas comerciais, à elaboração de contrato social e a procedimentos correlatos, a UniFenacon produziu um curso divido em três módulos que aborda minuciosamente todos esses assuntos”, conta Gama.

O projeto possui dois objetivos primários, como explica o Assistente de Projetos da Fenacon, José Luiz. “Dentro do projeto, pensamos em duas propostas: usar essas informações para treinar os contadores de forma que diminuísse os problemas nos documentos entregues para diminuir as exigências e também aproveitar para levar essas informações às juntas comerciais e seus funcionários”.

Na ocasião, foram exibidos alguns minutos do material produzido pela UniFenacon. O presidente do IFen, Valdir Pietrobon, solicitou aos representantes das Entidades que estudassem o conteúdo dessas videoaulas no intuito de que se promova mais um trabalho de cooperação e parceria entre as Entidades envolvidas. “Esse é o pontapé inicial para a construção dessa parceria. Vamos trabalhar juntos para aperfeiçoar a proposta do convênio juntos”, declarou Pietrobon.

As entidades irão analisar se há necessidade de atualização do material disponibilizado pela Universidade e se reunirão novamente no dia 24 de setembro para darem continuidade ao projeto.